top of page

Treino de resistência ajuda a combater insônia, diz novo estudo

Foto do escritor: amgwebradioetvamgwebradioetv

Quer um sono melhor na terceira idade? Então, é hora de pegar alguns pesos. O exercício, especialmente os treinos que incorporam resistência para melhorar a força muscular, pode ser benéfico para idosos com insônia, de acordo com um novo estudo publicado na terça-feira (4) no periódico BMJ Family Medicine and Community Health.A insônia pode ser um grande problema, especialmente com o avanço da idade. “Entre 30% e 48% dos idosos reclamam de sonolência, enquanto 12% a 20% têm problemas de insônia”, afirmaram os autores do estudo.Além disso, a falta de sono tem sido associada a condições como depressão, ansiedade e síndromes metabólicas, acrescenta o estudo.

A pesquisa foi uma meta-análise que analisou 25 estudos realizados entre 1996 e 2021. A análise investigou dados sobre exercício e sono de 2.170 pessoas com pelo menos 60 anos de idade.

“Os resultados deste estudo indicam que o exercício de fortalecimento é o mais eficaz, seguido pelo exercício aeróbico e pelo exercício combinado”, escreveram os autores. “No entanto, todos esses tipos de exercício melhoram a qualidade do sono.”

Por que o treinamento de resistência funciona?

uando se trata de dar conselhos sobre como obter o melhor sono, um estudo no estilo meta-análise tem tanto pontos fortes quanto fracos, segundo Jade Wu, psicóloga do sono e fundadora da Thrive Sleep Clinic, na Carolina do Norte. Ela não esteve envolvida na pesquisa.

Os pesquisadores reuniram dados de vários estudos, criando um grupo maior de participantes, o que reduz a chance de viés ou resultados aleatórios, explicou Wu. No entanto, como cada estudo utilizou uma metodologia diferente, pode ser difícil determinar o impacto exato de cada tipo de exercício sobre o sono.

Mesmo assim, faz sentido que idosos que praticam treinamento de resistência durmam melhor, segundo Wu.

“O sono é essencialmente um processo de recuperação do desgaste sofrido pelo corpo ao longo do dia”, explicou. “O treinamento de resistência causa desgaste literal nos músculos, e o sono é necessário para repará-los e fortalecê-los.”Estudos anteriores já mostraram que o exercício de resistência pode reduzir a pressão arterial, melhorar os níveis de açúcar no sangue, melhorar o colesterol, aumentar a força das pernas, reduzir a depressão e a ansiedade e melhorar a qualidade de vida, segundo Shalini Paruthi por e-mail.Paruthi acrescenta que, contanto que a pessoa esteja se movimentando, isso já deve trazer melhorias para o sono.

“O exercício beneficia a mente tanto quanto o corpo, e isso tem um efeito positivo na capacidade de adormecer, manter o sono e na qualidade geral do descanso”, afirma.


FONTE: CNNBRASIL


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

WEB MASTER JUKA MONTEIRO

FAÇA AMIZADE
ACESSE O CHAT

bottom of page