O tétano não passa de uma pessoa para outra. A bactéria causadora, a Clostridium tetani, é encontrada em fezes, terra, águas sujas e objetos enferrujados e entra no organismo através de cortes e machucados. Já o tétato neonatal atinge bebês pela contaminação do coto umbilical com instrumentos contaminados.
Ao penetrar na corrente sanguínea, a bactéria produz a toxina tetânica, que interfere na produção de neurotransmissores inibitórios do sistema nervoso central, o que deixa o controle motor em hiperatividade.
SINTOMAS DO TÉTATO
Como resultado, os músculos se contraem descontroladamente causando tensão muscular progressiva. Como afeta o sistema nervoso, a doeça interefere também na regulação de outros processos, abalando os batimentos cardíacos e a pressão.
A rigidez muscular, principal caractéristica, em geral se inicia pela face. Quando os músculos do pescoço são atingidos, há dificuldade de deglutição, por exemplo.
Com o avanço do problema, a acontratura vai se tornando generalizada, chegando a abdômen, membros superiores e inferiores. A potência dos espasmos é capaz inclusive de provocar fraturas ósseas.
Ao atingir o diafragma, leva à insuficiência respiratória, colocando em risco a vida da pessoa.
Soro antitetânico: o que é e quando tomar
Ele é produzido a partir do plasma de cavalos imunizados com toxinas tetânicas. O soro purificado contém anticorpos que neutralizam as toxinas geradas pelo bacilo do tétano na corrente sanguínea.
Comments