top of page

Santa Rita investe mais de 90 milhões em educação e escolas superam média.

A rede municipal de ensino de Santa Rita experimentou, ao longo de 2023, um boom de investimentos que ampliou o acesso e a qualidade do ensino. Novas creches, mais capacitação para professores, escolas premiadas, ampliação das matrículas, reajustes de todos os profissionais e salários em dia, entrega de fardamentos, garantia de alimentação escolar nutritiva e aumento da nota do IDEB (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica) – que em muitas escolas ultrapassam a meta projetada para 4,9% – traçam o cenário que vem transformando Santa Rita em uma cidade educadora.


“Estamos empreendendo um grande esforço para garantir a qualidade da educação, pois ela garante, também, o futuro das nossas crianças e jovens, que estarão bem preparados para conduzir nossa cidade rumo ao desenvolvimento pleno”, declarou o prefeito Emerson Panta.


Entre os investimentos realizados este ano estão a construção de creches, que ampliaram a rede municipal dedicada à primeira infância.


Dois grandes CIEIS (Centros de Educação Infantil) foram construídos e entregues – um em Bebelândia, outro em Tibiri II – creches totalmente equipamentos e preparadas para atender, em cada unidade, cerca de 200 crianças em tempo integral.


Mais quatro CIEIS estão em construção para atender os pequenos santa-ritenses em Forte Velho, Alto das Populares, Marcos Moura e Lerolândia. Ainda está em planejamento, em parceria com o Governo do Estado, uma nova creche em Heitel Santiago.


“Além de acolher e cuidar dos pequenos santa-ritenses , as creches têm impacto sobre o sustento das famílias, permitindo que pais e mães exerçam suas atividades profissionais com a certeza de que seus filhos estão seguros e bem cuidados”, assegurou o prefeito.


As estratégias de uma cidade educadora


Os novos investimentos que ampliaram a rede educacional de Santa Rita explicam o contínuo avanço nos índices do IDEB – que saiu dos 2,7 registrados em 2007, passou para 3,9 em 2015 e atingiu 4,9 este ano.


“A melhora dos índices reflete a nossa disposição de oferecer ensino de qualidade às nossas crianças e jovens, entendendo que a educação é único caminho para uma Santa Rita mais próspera e justa socialmente”, reflete Emerson Panta, que acrescenta: “Estamos semeando agora os bons frutos que as novas gerações santa-ritenses colherão amanhã “.


E a colheita passa pela injeção de mais recursos na educação. A ampliação da rede de ensino, empreendida pela gestão municipal, ofertando mais vagas em todo o sistema educacional, refletiu no aumento de repasses do Fundo Nacional da Educação (Fundeb).


O panorama registrado em 2016, com R$ 51,3 milhões repassados a Santa Rita, praticamente dobrou em 2023, alcançando R$ 92 milhões – com aplicação efetiva de 96,14%.

1 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page