Rússia entrega à Ucrânia termos de cessar-fogo e faz proposta, diz assessor
- amgwebradioetv
- 2 de jun.
- 1 min de leitura

Negociadores da Rússia entregaram um memorando detalhado aos ucranianos nesta segunda-feira (2) destacando os termos de Moscou para um cessar-fogo total, disse Vladimir Medinsky, assessor do Kremlin, a repórteres após as conversas em Istambul, na Turquia.
Medinsky, que também é chefe da delegação russa, também afirmou que sugeriu um cessar-fogo de dois a três dias em certas áreas.
De acordo com a agência de notícias russa RIA, diplomatas fizeram duas sugestões para um cessar-fogo. A primeira proposta exige que a Ucrânia inicie uma retirada completa de todas as suas forças de quatro regiões do país que a Rússia reivindica como seu próprio território.
Já a segunda opção seria um acordo sob um "pacote" contendo uma série de condições, disse a RIA.
A Ucrânia disse que vai avaliar o documento entregue, mas que isso deve demorar até uma semana.
"Não houve nenhuma comunicação deles [russos] sobre o documento até hoje. Somente durante a discussão de hoje, os russos entregaram o documento à nossa delegação", explicou Rustem Umerov, principal negociador da Ucrânia nessa reunião.
"Nossas equipes levarão uma semana para analisar os documentos e, então, poderemos coordenar as próximas etapas", adicionou.
Umerov também ressaltou que a Rússia continua negando um cessar-fogo incondicional.
As negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia em Istambul nesta segunda começaram quase duas horas depois do previsto, sem nenhuma explicação para o atraso.
O encontrou terminou apenas uma hora após o início, segundo autoridades turcas.
Comments