top of page

Por que acordamos com 'voz de sono'? Entenda



Olhos inchados e o rosto amassado são características típicas de quem acabou de acordar. Mas existe outro sinal que entrega a hora que saímos da cama e não tem nada a ver com a aparência: é a famosa "voz de sono".


Se você tem vergonha de atender ao telefone assim, fique tranquilo: todo mundo acorda com essa voz, que geralmente é mais grave e levemente rouca. Mas por que essa mudança acontece?


Inchaço é a razão


De acordo com o médico Bruno Borges, otorrinolaringologista de São Paulo, a alteração na voz quando acordamos acontece por causa do inchaço (também chamado de edema) que ocorre pela falta de movimentação do corpo enquanto dormimos.


Esse inchaço você já conhece: é a também conhecida "cara de sono", com olhos e rosto inchados, uma situação transitória causada pela retenção de líquidos pela falta de movimentação.


"Esse inchaço também ocorre nas cordas vocais, o que provoca uma alteração na voz, deixando-a rouca e com um tom mais grave", afirma o especialista.




Outra consequência dessa falta de uso das cordas vocais durante a noite é um certo acúmulo de secreção (ou muco) —daí o famoso "pigarro" que muita gente experimenta logo pela manhã.


"Além da secreção acumulada, o próprio edema também gera um incômodo físico e 'pigarrear' é uma forma do paciente tentar amenizar essa sensação", explica Natália Pacheco Griné, otorrinolaringologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.


Griné aponta ainda que, como a voz feminina é mais aguda, é mais fácil de perceber essa alteração nelas. "Mas o edema acontece tanto em homens como em mulheres", reforça.


FONTE: VIVABEM

0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page