Gripe aviária: governo do RS decreta emergência e granja destrói ovos
- amgwebradioetv
- 18 de mai.
- 1 min de leitura

O governo do Rio Grande do Sul declarou estado de emergência em saúde animal nesse sábado (17), após a detecção do vírus da gripe aviária em aves comerciais em uma granja de Montenegro, na quinta-feira (15). A medida tem como objetivo o controle de focos da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), comumente chamada de gripe aviária. O decreto terá vigência por 60 dias em 12 municípios.
De acordo com o governo, o estado de emergência é válido nos municípios de Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão.
Rastreamento e destruição de ovos
Também no sábado, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que os ovos para incubação, fornecidos pela granja com foco da gripe aviária, foram rastreados quanto aos seus destinos. Eles foram localizados em Minas Gerais, Paraná e no próprio Rio Grande do Sul.
Diante disso, o Ministério adotou medidas de saneamento definidas no plano de contingência para influenza aviária e doença de Newcastle, que prevê a destruição desses ovos.
— Ressaltamos que não há comprovação de que tais ovos estejam contaminados com vírus da gripe aviária e que todas as medidas necessárias para proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas — disse o Mapa em nota.
Comments