top of page

Feriadão de Corpus Christi deve ter sol e frio no Centro-Sul; veja previsão para todo o país


Depois de um mês que começou com temperaturas acima da média em muitos estados, boa parte do país deve continuar com os termômetros em baixa nos próximos dias do feriadão de Corpus Christi (ponto facultativo nacional, com classificação de feriado a cargo de cada município).


Segundo a Climatempo, a nova e forte frente fria que se formou na altura do Sudeste irá reforçar o ar mais frio em muitos estados do Centro-Sul do país, derrubando ainda mais as temperaturas nos três estados da Região Sul, em Mato Grosso do Sul, São Paulo, no sul de Minas e até mesmo no estado do Rio De Janeiro.

🌧️ A sequência de frentes frias que passaram pelo Brasil desde o dia 10 foi a responsável por enfraquecer e quebrar o bloqueio atmosférico instalado sobre o país desde 22 de abril.



Apesar de não terem conseguido manter as temperaturas baixas por muitos dias, elas fizeram com que o sistema de alta pressão se deslocasse para o oceano. Com isso, o país retorna a uma condição de maior normalidade, na qual as frentes frias chegam pelo Sul e conseguem avançar para as demais regiões.


De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, essa massa de ar frio continuará ganhando força e se expandindo ao longo da semana. Com isso, há previsão de geada desde a Serra do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná, incluindo também a Serra e o Planalto de Santa Catarina, além da Serra da Mantiqueira de São Paulo e Minas Gerais.


Apesar do frio (veja mapa abaixo), no geral, o Centro-Sul permanecerá com tempo firme, exceto por chuvas fracas em partes do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Leste de Minas Gerais.


No sábado (1), a condição de geada diminuirá, concentrando-se mais ao sul, entre a Serra Gaúcha e o Planalto do Paraná. Já no domingo (2), as temperaturas devem subir um pouco, especialmente à tarde, mas o tempo ainda permanece firme.




Tempo firme no Rio Grande do Sul


No Sul, o tempo deve seguir firme ao longo dos próximos dias. Apenas no Rio Grande do Sul, há previsão de chuva fraca na metade sul do estado no próximo domingo (2). No entanto, não são esperados volumes significativos de chuva.


E segundo a MetSul, o ciclone extratropical que se formou na costa gaúcha está se afastando para o Oceano Atlântico, indo para leste. Isso diminuirá os ventos fortes no estado ao longo da semana, mas o mar continuará agitado. A ressaca atinge praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e pode afetar também praias no Rio de Janeiro, com ondas de até 3,5 metros, conforme alerta da Marinha



Norte e Nordeste


No restante do país, a previsão é de chuvas para a Paraíba e Rio Grande do Norte nos próximos dias, principalmente nas áreas costeiras.


A partir de sexta-feira, as chuvas aumentarão um pouco no Ceará e no Maranhão, mas não serão muito fortes.


Já as regiões oeste da Bahia, sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste de Pernambuco terão tempo firme e calor.


Norte, apenas o extremo norte terá chuvas, principalmente em Roraima, Amapá e norte do Pará, mas os volumes também não devem ser muito significativas.


Já a temperatura será mais amena no Acre e em partes de Rondônia e essa tendência deve persistir até domingo, condições esperadas para esta época do ano


FONTE: g1

3 visualizações0 comentário

Σχόλια

Βαθμολογήθηκε με 0 από 5 αστέρια.
Δεν υπάρχουν ακόμη βαθμολογίες

Προσθέστε μια βαθμολογία
bottom of page