O secretário de Defesa dos EUA, Loyd Austin, ordenou o envio do submarino de mísseis guiados Georgia para o Oriente Médio, informou o Pentágono no domingo (11.ago.2024).
Para reforçar a segurança de Israel, além do submarino, o govero norte-americano também prometeu agilidade na chegada do porta-aviões Abraham Lincoln, que já estava a caminho do Oriente Médio para substituir o porta-aviões Theodore Roosevelt. A princípio, a previsão de chegada do Lincoln era té o final de agosto. A nova data não foi informada.
O comunicado vem depois de conversa entre Austin e o ministro da Defesa de Israel, Yoav Galant. Segundo o Pentágono, eles discutiram as operações de Israel na faixa de Gaza. Também foi abordada a importância de mitigar danos civis, evoluir com as negociações de cessar-fogo e libertar os reféns, além de esforços para impedir ofensigas do Irã e de grupos alinhados ao regime iraniano, como o Hezbollah.
As decisões anunciadas no domingo (11.ago) reiteram "o compromisso dos EUA de tomar todas as medidas possíveis para defender Israel" e de fortalecer a capacidade militar norte-americana no Oriente Médio, informou o Pentágono.
Guerra não traz benefícios pra ninguém, só desgraça.