O Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece nos dias 3 e 10 de novembro. A prova avalia o desempenho escolar de estudantes que finalizaram a educação básica e é utilizada como meio de ingresso no ensino superior em todo o Brasil. A prova é composta por uma redação e quatro blocos com questões de múltipla escolha.
A redação do Enem pode ter até 30 linhas e é baseada em um tema divulgado apenas no dia da prova. O texto precisa ser dissertativo-argumentativo e ter uma proposta de intervenção. A nota máxima é de 1.000 pontos, mas alguns critérios podem fazer com que alunos zerem a prova.
A redação feita pelos candidatos é corrigida por pelo menos duas pessoas graduadas em letras ou em linguística. Os profissionais avaliam de forma independente, sem que eles saibam a nota que foi dada pelo outro. O desempenho é avaliado dentro dos seguintes critérios:
Competência I: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Comentarios