top of page

Eclipse Solar fará ‘show especial’ no céu de 5 cidades do Nordeste; JP será contemplada


Você já imaginou ver o Sol se transformar em um anel de fogo no céu? Essa é a experiência que os moradores do Nordeste brasileiro terão no próximo dia 14 de outubro, quando acontecerá um eclipse solar anular, um dos fenômenos astronômicos mais impressionantes da natureza.

Um eclipse solar anular ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, mas não cobre totalmente o disco solar, deixando uma borda brilhante ao redor da sombra lunar. Esse efeito cria uma imagem deslumbrante, que lembra um anel de fogo ou um colar de pérolas.

Mas para ver esse espetáculo, é preciso estar no lugar certo e na hora certa. O eclipse solar anular será visível em algumas regiões da América do Norte, Central e do Sul, mas apenas no Nordeste brasileiro ele terá sua máxima magnitude, ou seja, a maior porcentagem do Sol coberta pela Lua.

Onde o eclipse terá maior magnitude no Nordeste?

As cidades de Natal e João Pessoa são as duas capitais brasileiras que contemplarão o eclipse em sua maior magnitude. No centro de Natal o eclipse começará às 15 h 29 min, sendo que às 16 h 45 min será observado o máximo do eclipse, quando a magnitude será de 0,953. A duração da anularidade máxima será de 3 minutos e 33 segundos, das 16 h 43 min 51 s até 16 h 47 min 24s. No centro de João Pessoa o eclipse começará às 15 h 31 min e às 16 h 45 min será observado o máximo do eclipse, momento em que a magnitude será de 0,949. A duração da anularidade máxima será de 3 minutos e 4 segundos, das 16 h 45 min 7 s até 16 h 48 min 11 s. Outras cidades que terão magnitude máxima do eclipse são Campina Grande, Juazeiro do Norte, Caicó.

Mas atenção: observar um eclipse solar pode ser muito perigoso se você não tomar os cuidados necessários. Nunca olhe diretamente para o Sol sem uma proteção adequada, pois isso pode causar danos irreversíveis à sua visão. Os óculos escuros comuns não são suficientes para filtrar a radiação solar.

9 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page