top of page

Duas doações de múltiplos órgãos são registradas em menos de seis horas na PB

Duas doações de múltiplos órgãos foram registradas no Hospital de Trauma de João Pessoa em menos de seis horas. Com isso, seis pessoas saem da fila de espera pela doação de um órgã

o e mais quatro deixam de esperar por uma córnea. Outro detalhe é que entre as doações está um coração, o terceiro doado este ano na Paraíba.

Com as doações de múltiplos órgãos, a Central Estadual de Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), alcançou um recorde inédito de doação de órgãos.

Os doadores foram um homem de 34 anos, que doou um coração, fígado, rim esquerdo e córneas, e uma mulher de 30 anos, doadora do fígado, os dois rins e as córneas. Os órgãos do primeiro doador foram todos destinados a receptores paraibanos, e os da doadora, sem compatibilidade com receptores da Paraíba, foram aceitos pela Central de Transplantes de Pernambuco.

Toda a logística contou com o trabalho da equipe multiprofissional da Central, e ainda Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, que ajudaram no rápido deslocamento dos órgãos até os hospitais transplantadores.

“Essa é a primeira vez que registramos duas doações em tão pouco tempo, e em apenas quatro meses de 2023 já alcançamos o mesmo número de transplantes de coração de todo o ano passado. Esse recorde histórico é o resultado do investimento que o Governo do Estado tem feito na capacitação das equipes e na melhoria da estrutura para que essas doações tenham êxito. Parabéns às equipes que fazem um trabalho sensível, em momentos tão delicados, e um agradecimento especial às famílias doadoras”, comenta Rafaela Dias, diretora da Central Estadual de Transplantes.



Responsável por todas as fases, desde a identificação do potencial doador, entrevista familiar, captação, transporte dos órgãos e capacitação da equipe multiprofissional, a Central Estadual de Transplantes já registrou, em 2023, a renovação de 70 vidas através da doação de órgãos. De janeiro até agora foram realizados 49 transplantes de córneas, três de coração, 11 de rim, cinco de fígado e dois de medula óssea. Ainda aguardam na fila 442 pessoas.


Fonte: Jornal da Paraíba

13 visualizações1 comentário

תגובה אחת

דירוג של 0 מתוך 5 כוכבים
אין עדיין דירוגים

הוספת דירוג
CORTES OS AMIGÁVEIS
CORTES OS AMIGÁVEIS
28 באפר׳ 2023
דירוג של 5 מתוך 5 כוכבים

São atitudes assim que salvam vidas, permitindo que familiares desfrutem de sua companhia por mais tempo.

לייק
bottom of page