top of page

Conheça 10 alimentos essenciais para ajudar na saúde cerebral na menopausa





Um dos sintomas mais incômodos (e dos menos falados) na menopausa é a questão cerebral. Ao contrário do que muita gente acredita, o climatério não afeta apenas a nossa capacidade reprodutiva, mas todo o nosso corpo, especialmente o cérebro.

Falta de memória, uma certa confusão mental, o chamado nevoeiro mental (brain fog, em inglês), a sensação de que não estamos raciocinando com a mesma agilidade de antes.

Isso acontece porque os hormônios que entram em declínio nessa fase têm um papel muito importante nos processos cerebrais. Segundo a endocrinologista e nutróloga Vânia Assaly, a reposição hormonal é parte importante para dar ajuda ao corpo a lidar melhor com as questões cognitivas.


Mas nosso estilo de vida também conta muito. Assim como praticar atividade física regular, o que a gente come também ajuda nesse processo, e muito.


Existem alguns alimentos específicos que trazem substâncias que podem potencializar a capacidade cerebral. Conheça aqui dez deles que são ricos em nutrientes vitais que podem oferecer benefícios significativos nosso cérebro.


1. Salmão


Rico em ácidos graxos ômega-3, o salmão é um aliado poderoso para a saúde cerebral. Esses ácidos graxos ajudam a promover a comunicação entre células nervosas, reduzir a inflamação e apoiar a função cognitiva.


2. Mirtilos


Essas pequenas frutas roxas são repletas de antioxidantes que combatem o estresse oxidativo e protegem as células cerebrais. Os mirtilos também podem melhorar a memória e a concentração. Não são muito comuns no Brasil, mas já é possível encontrar nos supermercados de grandes centros.


3. Espinafre


Rico em folato e vitaminas do complexo B, o espinafre é fundamental para manter a função cognitiva saudável. Esses nutrientes apoiam a produção de neurotransmissores que afetam o humor e a clareza mental.


4. Nozes e sementes

Fontes de gorduras saudáveis e antioxidantes, nozes e sementes, como as de chia e linhaça, fornecem ácidos graxos essenciais que contribuem para a integridade das células cerebrais e a transmissão de informações.


5. Abacate

As gorduras saudáva absorção de nutrientes essenciais. Já experimentou usar abacate em cubos na salada ou fazer uma paeis do abacate promovem a saúde cerebral ao sustentar as membranas celulares e auxiliar nsta no estilo guacamole?


6. Ovos

Ricos em colina, os ovos são fundamentais para a saúde do cérebro, auxiliando na formação de neurotransmissores e na manutenção da estrutura das membranas celulares. Além de fornecer proteína, que a gente precisa nessa fase também.


7. Grãos Integrais

Fontes de energia gradual e rica em fibras, grãos integrais como aveia, quinoa e arroz integral, ajudam a manter um fluxo constante de glicose para o cérebro, suportando a função cognitiva.


8. Leguminosas

Feijões, lentilhas e grão-de-bico são ricos em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B, que contribuem para a produção de neurotransmissores e o equilíbrio do humor.


9. Brócolis


Este vegetal contém compostos antioxidantes e vitamina K, que desempenham um papel importante na saúde cerebral, incluindo a proteção contra danos celulares.


10. Chocolate amargo

Mais uma razão para a gente aproveitar um prazer no dia a dia sem culpa. O cacau presente no chocolate amargo é rico em flavonoides, que podem melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando a função cognitiva. Comer uns dois quadradinhos de chocolate ajudam, não precisa exagerar.


FONTE: VIVABEM




12 visualizações0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page