Simone Biles brilhou na prova de ginástica artística por equipes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, alcançando o melhor desempenho individual entre todas as atletas que disputaram a prova na última terça-feira (30), com 58.332 pontos somados.
Nesta quinta (1º), no individual geral, deu show mais uma vez, com 59.131 pontos e uma nova medalha de ouro. Apesar disso, pessoas que comentavam as provas nas redes sociais encontraram motivo para criticar a apresentação: o cabelo da atleta.
"O cabelo da Simone Biles nunca estar arrumado me tira do sério. Todo mundo no time com o cabelo certinho, aí ela parece que acabou de cair da cama", escreveu uma usuária do X.
"Simone Biles = perfeita. O cabelo dela, não tanto :(", comentou outra.
A controvérsia fútil foi logo rebatida por Biles por meio de um post no Instagram, onde a ginasta compartilhou uma sequência de selfies legendadas.
"Não peguem no meu pé sobre meu cabelo. ESTAVA ARRUMADO, mas o ônibus não tem ar condicionado e está tipo 90000 graus", desabafou. "Ah, e é uma viagem de 45 minutos."
O que foi visto como desleixo por alguns não teve peso nenhum nas notas da atleta.
Para a Federação de Ginástica dos Estados Unidos, porém, as ginastas devem seguir um rígido código de conduta que inclui tanto restrições objetivas quanto subjetivas. A versão mais recente do documento, publicada em 2023, conta com 118 páginas. A palavra "cabelo" aparece uma única vez e logo no primeiro capítulo. Na 16ª página, a federação diz que as atletas devem estar com a "aparência bem cuidada". Isto é detalhado em três tópicos:
Uniforme limpo.
Cabelo preso longe do rosto, de modo que não obstrua a visão dos aparelhos.
Nenhuma joia, exceto por brincos de tarracha nas orelhas. Todos os outros piercings devem ser removidos, não apenas cobertos com esparadrapos ou curativos.
FONTE: G1
Comments