top of page

5 lições de Abilio Diniz para os negócios e para a vida

Aos 87 anos, Abílio ainda era um dos principais acionistas do grupo Carrefour Brasil, ocupando a vice-presidência do colegiado da varejista.

Fundador do Grupo Pão de Açúcar e um dos empresários mais importantes do Brasil, Abilio Diniz morreu no último domingo (18). O empresário estava internado no hospital Albert Einstein em São Paulo há alguns dias e foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

Ablilio deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, além de um grande legado para o empreendedorismo brasileiro.

Ele construiu um império do varejo e se tornou um dos empresários mais ricos do país. Sua fortuna é estimada em US$ 2 bilhões (R$ 9,9 bilhões), segundo a lista de bilionários da Forbes, o que o posiciona em 1527° lugar no ranking.

Abilio Diniz, o mais velho entre seis irmãos, começõu a trabalhar aos 13 anos. "Éramos muito humildes. Minha mãe teve seis filhos, todos em casa", disse o empresário em entrevista à Forbes para a matéria de capa da edição de junho de 2017.

Seu pai, o português Valetim dos Santos Diniz, que emigrou para o Brasil muito jovem, era padeiro. Abriu uma doceria que batizou de Pão de Açúcar. "ele me incentivava a participar. O que eu mais gostava era de ir com motorista fazer entregas", disse Abilio, que viveu dentro do negócio.

Quando a família expandiu os negócios e abriu um bufê, Diniz ia em igrejas e cartórios para descobrir os próximos noivos. "eu telefonava ou ia de porta em porta oferecer os serviços do bufê", lembra. "Começamos a ter uma vida melhor quando abrimos o primeiro supermercado, em 1959", disse. Quando o grupo começou a expandir e comprar lojas, Abílio ia pessoalmente visiar os pontos para entender se seriam um bom local para abrir um supermercado.

Durante décadas, Abílio esteve à frente do Grupo Pão de Açúcar, tornando-se um dos maiores empresários do país. Aos 87 anos, ele ainda era um dos principais acionistas do grupo Carrefour Brasil, ocupando a vice-presidência do colegiado da varejista.


4 visualizações1 comentário

1 commentaire

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Invité
20 févr.
Noté 5 étoiles sur 5.

Bom supermercado, mas muito caro aqui no Rio.

J'aime
bottom of page